Custas e Honorários Profissionais

A CAEB fixa os custos da arbitragem, mediação e conciliação em cinco tipos de taxas, a saber: taxa de abertura, taxa administrativa, taxa honorária de Árbitro, taxa pericial e taxa honorária de Mediador/Conciliador.

Taxa de Registro

A taxa abertura diz respeito ao valor cobrado para recebimento, identificação e aceitação da demanda proposta a CAEB.

Taxa Administrativa

A taxa administrativa diz respeito ao suporte tecnológico, judicial, de pessoal, de andamento processual, arquivamento e desarquivamento do processo, envio de correspondência procedimental, extração de cópias, etc. 

Taxa de Perícia

A taxa pericial diz respeito ao trabalho técnico desenvolvido pelo perito ou ao fornecimento de informações no processo ou em audiência, essenciais à solução do conflito, e corresponde ao valor atribuído pelo perito com a concordância das partes e do Árbitro, observadas as normas estabelecidas por sua entidade de classe.

Taxas e Honorários

Mediador / Conciliador

A taxa honorária de Mediador/Conciliador nos processos não sujeitos à arbitragem, corresponde ao valor de cada sessão, fixado em R$ 300,00 (trezentos reais) sendo o valor mínimo o valor de 02 sessões. 

Arbitro

A taxa honorária do Árbitro, que já inclui as audiências de mediação e conciliação do processo, ainda que realizadas por pessoa diversa, varia de acordo com a complexidade da causa, com o número de Árbitros envolvidos, com o número de audiências prévias de conciliação, com o tempo da demanda, com o volume de provas a serem produzidas, estudos processuais, etc.